O uso de Inteligência Artificial tem gerado muitas discussões nos últimos meses, a ponto de a Valve adicionar uma tag específica no Steam para identificar jogos que utilizam esse tipo de conteúdo. No entanto, o recém-lançado The Alters vem sendo criticado por utilizar IA sem informar os usuários na plataforma.
Jogadores notaram que a tradução para o português brasileiro parece ter sido feita com o uso de IA. A descoberta ocorreu após um deslize do estúdio: uma das frases exibidas no jogo começa com “Claro! O texto reduzido para o português brasileiro é:”, estrutura típica de uma resposta do ChatGPT.
Lucile Danilov, profissional da área de localização de jogos, criticou duramente a postura do estúdio ao usar IA sem transparência e ainda deixou um recado direto para a indústria:
“Isso é uma vergonha. Sério, deixar partes de um prompt de IA?! Isso é praticamente cuspir na cara do público internacional! Segundo o autor do post, algumas partes da tradução para o PT-BR também estão cheias de erros e imprecisões, o que é revoltante, considerando que todo o jogo gira em torno de uma narrativa complexa!
Então prestem atenção, desenvolvedores e publicadoras de jogos: responsabilidade nunca foi tão importante. Comecem a incluir (e a fazer valer!) cláusulas contra o uso de IA nos contratos, com penalidades severas em caso de violação. Realizem auditorias independentes de localização. E parem de subcontratar empresas que claramente não se importam com a devida diligência.”
O problema não se limita ao idioma português. Em uma das telas de computador presentes no cenário do jogo, pode-se ler a frase em inglês: “Claro, aqui tem uma versão focada puramente em dados científicos e astronômicos.” Isso gerou debates acalorados nas redes, com alguns argumentando que se trata apenas de um elemento de fundo não destinado à leitura, enquanto outros reforçam que, independentemente do contexto, trata-se de conteúdo gerado por IA que deveria ser declarado.

The Alters está disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, além de estar incluso no catálogo do Game Pass.
Fonte: Steam