A 11 bit studios, desenvolvedora de The Alters, foi recentemente criticada por utilizar inteligência artificial para gerar texto e localizar o jogo em outros idiomas. A polêmica ganhou força após jogadores descobrirem indícios de textos gerados por IA na versão final, levantando preocupações sobre a qualidade da localização e transparência, já que o estúdio não declarou uso de IA no Steam.
Agora o estúdio soltou um comunicado oficial, no qual a equipe reconhece que havia um texto gerado por IA em inglês, mas garante que foi um caso isolado. Segundo a equipe, o trecho fazia parte de um asset usado no fundo do cenário e foi criado apenas como placeholder durante o processo de desenvolvimento. No entanto, o material acabou não sendo substituído por descuido.
“Realizamos uma revisão completa e confirmamos que esse foi um caso isolado. O asset em questão já está sendo atualizado”, afirmou o estúdio, que também compartilhou uma imagem para contextualizar o erro.
Outro ponto criticado foi o uso de IA para traduzir o jogo para outros idiomas. De acordo com a equipe, isso acontece nos filmes licenciados que aparecem em uma área social do jogo. Esses vídeos foram inseridos na reta final da produção, o que deixou a equipe de desenvolvimento sem tempo para enviar para os estúdios de localização e exigiu traduções de última hora.
Por conta da falta de tempo, a equipe optou por utilizar ferramentas de IA para traduzir os diálogos, sem envolver suas agências de localização que traduziram o restante do jogo. Apesar disso, a 11 bit studios afirma que esses trechos estão agora passando por uma nova tradução profissional, com atualizações já em andamento.
De acordo com o estúdio, o objetivo sempre foi atualizar esses textos com uma tradução adequada após o lançamento. “Sempre foi nossa intenção envolver nossas agências de tradução de confiança após o lançamento, como parte de um hotfix de localização, para garantir que esses textos fossem tratados com o mesmo cuidado e qualidade do restante do jogo”, comentou a empresa.
A 11 bit studios afirma que os filmes totalizam cerca de 10 mil palavras — sendo uma fração mínima dos 3,4 milhões de palavras no jogo em todos os idiomas. “Foi uma decisão equivocada e, principalmente, deveríamos ter comunicado isso desde o início”, reconheceu a empresa.
A desenvolvedora afirmou ainda que está revisando seus processos internos para lidar com os desafios que o uso de IA representa na produção de jogos. “Acima de tudo, seguimos comprometidos com a transparência na forma como fazemos nossos jogos”, concluiu o comunicado.
We’ve seen a wide range of accusations regarding the use of AI-generated content in The Alters, and we feel it’s important to clarify our approach and give you more context. AI-generated assets were used strictly as temporary WIPs during the development process and in a very… pic.twitter.com/Me9oyABOrZ
— The Alters | OUT NOW (@altersgame) June 30, 2025