A desenvolvedora do shooter tático Ready or Not anunciou recentemente que, com a chegada do jogo aos consoles, seriam necessárias alterações para atender às diretrizes de classificação indicativa dessas plataformas — o que resultaria em algumas formas de censura. O problema, segundo a equipe, é que para manter o cross-play funcional, parte dessas mudanças também precisaria ser aplicada à versão de PC, o que acabou revoltando a comunidade.
No Steam, o jogo vem sendo bombardeado com análises negativas após o anúncio do novo patch. As avaliações recentes já aparecem como “Neutras” na plataforma, com muitos jogadores demonstrando insatisfação com o fato de o conteúdo estar sendo censurado no PC, dois anos após seu lançamento original, por causa das versões para console.
Algumas das críticas recentes no Steam incluem:
- “Censura em um jogo de Swat realista? Que absurdo. Deveria ter jogado Siege se vocês são TÃO sensíveis.”
- “Mudarei a análise para positivo se a censura for revertida”
- “Não concordo com a censura, que tira o tom e a atmosfera sérios do jogo e é um verdadeiro desserviço às pessoas afetadas na vida real pelos temas abordados. Seja realista, não dilua a dura realidade dos temas em questão, leve-os a sério.”
- “Era bom, mas eles estão mudando a versão para PC para corresponder à versão para console e censurando um monte de coisas.”
Entre os conteúdos alterados, o estúdio informou que haverá redução no nível de desmembramento dos inimigos, além de cortes em cenas com nudez, violência contra crianças e representações visuais de tortura. Ainda assim, a equipe garante que as mudanças serão tão pequenas que “a maioria das pessoas aqui nem notariam se não disséssemos nada, mas queremos ser transparentes”.