Desde que a Microsoft começou sua iniciativa multiplataforma, lançando títulos do Xbox para outras plataformas, como PlayStation e Switch, muitos fãs da marca devem estar com dúvidas sobre o futuro do console (hardware).
Recentemente a Microsoft firmou parceria com diversas empresas e assim apresentou para o público o ROG Xbox Ally, o Meta Quest 3S Xbox Edition e um acordo de vários anos com a AMD.
Laura Fryer, uma veterana da indústria que em seu histórico foi uma das primeiras funcionárias da Microsoft Game Studios, compartilhou um novo vídeo por meio do seu canal no YouTube, onde discutiu sobre o futuro do console Xbox.
Leia Mais
Laura Fryer afirmou que acredita que “o hardware do Xbox está morto”. No vídeo, ela questionou a estratégia da Microsoft de adotar jogos multiplataforma, sugerindo que isso indica uma possível saída gradual do mercado de hardware de jogos.
“Obviamente, como uma das membros fundadoras da equipe do Xbox, não estou satisfeita com a situação atual. Não gosto de ver todo o valor que ajudei a criar sendo lentamente corroído,” ela diz.
“Fico triste porque, do meu ponto de vista, parece que o Xbox não tem mais interesse, ou literalmente não consegue lançar hardware. Então, essa parceria com o ROG Ally é, na verdade, uma saída gradual do negócio de hardware.”
“Pessoalmente, acho que o hardware do Xbox está morto. O plano parece ser apenas empurrar todo mundo para o Game Pass. E sejamos justos, ele tem muito valor. Imagino que seja por isso que decidiram cobrar 80 dólares por Outer Worlds 2… E aqui está a questão: talvez funcione.”
“O Xbox tem um portfólio robusto. O remake de Oblivion foi obviamente um grande sucesso, e eles podem continuar terceirizando esse tipo de trabalho para estúdios externos e lucrar bastante relançando seus jogos antigos. Jogos de uma época em que o Xbox sabia como fazê-los.”
“Mas qual é o plano de longo prazo? Onde estão os novos sucessos? O que fará as pessoas se importarem com o Xbox daqui a 25 anos? Fiquei empolgada ao ver Clockwork Revolution na apresentação, mas será que algo assim é suficiente? Eles têm mais?”
“No ano que vem, o Xbox completa 25 anos, e tenho certeza de que eles terão grandes anúncios e planos para celebrar esse marco. Talvez o ano que vem seja o ano. Talvez seja o ano em que a névoa vai se dissipar e todos nós vamos enxergar a beleza nesses últimos anúncios. Acho que só nos resta esperar para ver.”
A veterana criticou iniciativas como a parceria com a Asus para o ROG Xbox Ally, considerando-a um sinal de que a Microsoft está se afastando da produção de hardware próprio. Laura Fryer expressou tristeza ao ver o valor do que ajudou a criar sendo corroído, criticando a campanha “Xbox Anywhere” como marketing vazio.
Laura Fryer mencionou o preço de 80 dólares para o jogo The Outer Worlds 2 como uma possível estratégia para incentivar a adesão ao Game Pass.
Fonte: VGC