Recentemente, surgiram rumores sobre uma nova rodada de demissões na Microsoft, que pode acontecer já na próxima semana, segundo o jornalista Jason Schreier. No entanto, tudo indica que os cortes podem ser ainda maiores do que o inicialmente esperado.
De acordo com George Broussard — influente desenvolvedor de jogos, cofundador da antiga 3D Realms e cocriador da série Duke Nukem —, espera-se que entre 1.000 e 2.000 pessoas sejam demitidas, com possibilidade até de fechamento de estúdios.
“Notícias relataram demissões iminentes na Xbox, mas estou ouvindo coisas a nível interno de desenvolvedores, onde pessoas de praticamente todos os estúdios estão ansiosas e preocupadas. Há rumores de que estúdios inteiros podem ser fechados. A expectativa é de 1.000 a 2.000 demissões. Acho que a unidade Xbox tem cerca de 10 mil funcionários, então isso seria de 10 a 20%. Boa sorte a todos os envolvidos. Brutal.”
Segundo Broussard, colegas da indústria apontam que o Xbox atualmente possui uma quantidade muito grande de estúdios — algo que ele considera “preocupante”. Ele também ressalta que grandes corporações tendem a promover demissões regularmente, pois “tudo gira em torno de lucro, trimestres, custos, etc.”, e destaca que o setor como um todo “está encolhendo um pouco”.
News has reported imminent Xbox layoffs but I’m hearing internal developer level stuff where people at virtually every studio are anxious and worried. Word that potentially entire studios may be shuttered. Expectations are 1000-2000 people. I think the Xbox unit has about 10k…
— George Broussard (@georgebsocial) June 26, 2025